Formação de cuidador de idosos e mercado de trabalho

São Paulo (Brasil), 25 de novembre de 2013. Você, ou sua empresa, está com dificuldade em contratar cuidador de idosos? Os cursos atuais estão fornecendo profissionais capacitados.

Este foi o convite feito pelo OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento – para o workshop realizado em São Paulo, em 4 de novembro de 2013, com objetivo de reunir formadores de cuidadores de idosos e os representantes das empresas que fazem a mediação entre o profissional que busca colocação e a família que necessita de cuidador.

Atualmente o tema do cuidar de idosos está em evidência em um panorama do crescente envelhecimento e longevidade da população, aliado às mudanças na estrutura familiar. A “grande família” onde os cuidados eram solidários do nascimento à morte é um modelo em vias de desaparecimento. Então, quem é o cuidador de idosos, com maior ou menor independência, hoje?

Algumas famílias conseguem, não sem muitas dificuldades, cuidar adequadamente dos seus membros mais velhos, mas outras não. Inúmeros são os motivos, que não nos cabe aqui analisar. O que temos de fato é a crescente demanda por cuidadores de idosos, em grande parte, despreparados e não reconhecidos com profissionais. Ainda são vistos na categoria ampla de empregados domésticos, surgindo daí uma “falsa” identidade, mistura de papéis e desinformação, tanto por parte destes como das famílias contratantes.

Surgem, respondendo a esta realidade, os cursos de formação de cuidadores de idosos, e cresce o número de empresas que agenciam estes trabalhadores. No entanto, a lei ainda não é clara quanto à regulamentação da profissão e, consequentemente, dos mínimos necessários para definição de parâmetros para formação.

A criação da profissão de cuidador de idosos (Projeto de Lei 4702/12) ainda está tramitando na Câmara dos Deputados.  A profissão já foi aprovada no Senado no ano passado e agora passa pelas comissões da Câmara dos Deputados. A Deputada Benedita da Silva (PT/RJ) é a relatora do  PL na Comissão de Seguridade Social, e no mês de outubro foi realizada uma Audiência Pública  em Brasília. O assunto foi amplamente discutido, e esperamos que o assunto possa caminhar de forma satisfatória para atender as necessidades das pessoas idosas, suas famílias e dos profissionais que já estão trabalhando na função de cuidadores de idosos. O assunto é muito importante, e precisamos acompanhar o processo para a regulamentação.

Mesmo não tendo uma definição legal os cuidadores de idosos são extremamente necessários no panorama do envelhecimento na sociedade atual. A partir desta realidade foi proposto o workshop, buscando abrir espaço para que os dois grupos de profissionais: os formadores e os contratantes – possam se unir buscando um cuidar de alta qualidade.

Com vagas limitadas, e totalmente preenchidas, o workshop foi mediado por profissionais do OLHE, e organizado com diferentes dinâmicas que proporcionaram aos participantes: momentos de reflexão, debate e forte interação, nos quais foram discutidos aspectos referentes aos cursos de formação de cuidadores entre os quais: carga horária, conteúdo programático e aprofundamento; nível de escolaridade mínimo, etc.; enquanto os empregadores trouxeram questões como: nível de formação dos cuidadores, apresentação, experiências e habilidades, além dos requisitos fundamentais de comprometimento, flexibilidade e iniciativa. O desafio maior: aliar as necessidades do idoso, as expectativas das famílias e selecionar o profissional com melhor perfil para este cuidar de acompanhamento ou intensivo.

Foram 4 horas intensas! Avançamos! Mas, muitas questões permanecem em aberto e pedem novos encontros reflexivos. Sabemos que uma lei que regulamente a profissão e o nível de formação exigido trará os parâmetros definitivos para formação e contratação destes tão necessários profissionais.

As avaliações positivas dos participantes do Workshop, as reflexões e questões por eles formuladas nos incentivam a propor novos encontros no ano de 2014, esperando que sejam discussões embasadas na lei tão aguardada por todos!

Fuente: Portal do Envelhecimento

Leave a Reply