Diga: não à violência contra o idoso

Sao Paolo (Brasil), 30 de junio de 2014. Quando escutamos ou lemos a frase: Dia Mundial de combate à violência contra o idoso, logo nos perguntamos: Como essa violência existe? É difícil de acreditar mas acontece sim.

Infelizmente esta agressão inicia-se em casa. Filhos e netos são os primeiros agressores de idosos, isso acontece devido a proximidade, convivência e falta de paciência daqueles que estão próximos.

Dor, vergonha, indignação são sentimentos que explodem dentro dos corações de pessoas que buscam por justiça , pelo certo, por combater tudo que agrida a moral do ser humamo que ainda vive e que precisa de ajuda.

Existe vários tipos de violência, fique esperto e nos ajude a punir as pessoas desumanas que praticam agressão ao público idoso:

  • Violência Física: é o uso da força física que acaba por machucar e obrigar o idoso fazer algo que não deseja;
  • Violência Psicológica: são agressões verbais, gestuais, restringe a liberdade do idoso. Isso é perigoso devido a fazer com que a vítima possa entrar em depressão, ou até mesmo se tornar agressiva;
  • Violência Financeira: exploração dos bens do idoso sem o consentimento do mesmo. Ele é pressionado a ajudar;
  • Negligência: reclusão ou omissão de cuidados necessários ao idoso;
  • Abandono: ausência dos responsáveis pelo o idoso em prestar socorro que necessite de proteção.

Não podemos paralisar.Vamos nos unir e combater esse ato tão abusivo. Diante de uma agressão, Denuncie!! Disque 100 – é um Serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos. O número de ligações para o Disque 100 quase dobrou nos últimos três anos, somando aproximadamente 183 mil denúncias somente em 2013.

Fuente: A Terceira Idade

Leave a Reply